
Nantes voltou a cheirar a pão quente De 19 a 22 de outubro de 2025, a cidade francesa de Nantes recebeu o 10.º Mondial du Pain – “Gosto e Nutrição”, um dos concursos mais prestigiados da panificação mundial, organizado pela associação francesa Ambassadeurs du Pain e integrado na Feira Internacional Serbotel. Durante quatro dias, 21 países dos cinco continentes deram vida a um espetáculo de talento, criatividade e paixão pela arte de fazer pão.

No dia 3 de novembro, celebra-se o Dia Mundial da Sanduíche — uma data aparentemente simples, mas cheia de significado, que nos permite refletir não só sobre uma refeição prática e deliciosa, como também sobre a importância da base que a sustenta: o pão.

A Associação Portuguesa de Nutrição publicou um e-Book, que contou com o apoio da ANPOC, sobre cereais e pseudo-cereais. O documento junta informação sobre a produção, consumo, processamento e características nutricionais de um conjunto de cereais essenciais na alimentação humana e também de alguns pseudo-cereais: sementes comestíveis com aparência física e teores em amido semelhantes aos encontrados nos cereais.

A alimentação portuguesa é uma das mais ricas e variadas do mundo, sendo reconhecida pela sua diversidade regional e pela utilização de produtos de alta qualidade. Um desses produtos essenciais à cultura alimentar portuguesa é o pão. Ao longo dos séculos, o pão tornou-se não somente um alimento básico, mas também um ícone cultural que atravessa gerações, representando a história, os valores e a identidade dos portugueses. E não podemos falar de pão sem falar dos cereais, e os seus ingredientes fundamentais.